top of page
Buscar

Iniciada a prática do Tai Chi Chuan com idosos do Recanto dos Velhinhos

Os internos do Recanto dos Velhinhos, participaram na segunda-feira, 24, das atividades práticas de Tai Chi Chuan, após passarem por um estudo denominado crossover design, onde foram avaliados com medidas antropométricas e testes de força, equilíbrio e velocidade de marcha, pelo Prof. Enrique Miluzzi Ortega.

O trabalho com os idosos do Recanto dos Velhinhos, é parte da tese de doutorado do Prof. Enrique Miluzzi Ortega, pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP e com orientação dos professores Dr. Marco Uchida e Dr. Júlio Gavião de Almeida.

As oito semanas de agosto a outubro, serviram como controle para verificar as condições do cotidiano dos idosos. Nas próximas oito semanas, de 24 de outubro a 20 de dezembro, serão ministradas aulas de Tai Chi Adaptado, de segunda, quarta e sexta-feira, das 14 às 15 horas e no final deste período, serão realizadas novas avaliações para identificar os efeitos das aulas de Tai Chi.

O Tai Chi é uma forma suave e agradável de exercícios provindos da China. Embora seja uma arte de baixo impacto e com sequência de movimentos lentos, seus benefícios são de alto ganho, como: força muscular; flexibilidade; equilíbrio; concentração; correção postural; melhora da imunidade; e condicionamento aeróbico. Sua prática é muita segura e nenhum pré-requisito ou aparelho sofisticado são necessários.

Ortega já aplicou esse teste em outra Casa de Repouso e a ideia é passar o treinamento para a entidade, a fim de dar continuidade ao trabalho da técnica inovadora do Tai Chi Chuan. “Estou muito feliz com a oportunidade oferecida pelo Recanto dos Velhinhos Valinhos, fui muito bem recebido por toda equipe, em especial pela Prof. Célia Araújo. Na primeira aula, realizada segunda-feira 24, fiquei bem satisfeito com a participação de todos na atividade.”, explica o prof. Enrique Miluzzi Ortega.


6 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page